Partilhe

sexta-feira, 5 de julho de 2013

VESTIDO DE TRICOT Á MÃO

Olá amigas tricotadeiras. Hoje vou mostrar um vestidinho que fiz para mim, com um fio bem baratinho que comprei num saldo o ano passado.

 É muito simples, todo em malha de liga, o que tem de diferente é que foi começado pelo decote.
Gosto de começar os vestidos pelo decote, porque assim vou controlando melhor o comprimento sem ter que desmanchar, e perder tempo. Além disso, as malhas por vezes têm tendência a esticar, e assim se ficar muito comprido, é só desmanchar umas voltinhas e fica no ponto.
Vou tentar explicar como se faz, espero que me compreendam, se tiverem duvidas, perguntem que eu respondo.

Então é assim:

Fiz com fio grosso e agulhas número 9.

Monta-se um número de malhas na agulha, que corresponda à largura do vestido.  Desta maneira vai ficar com decote a barco, mas como eu queria um decote mais fundo montei mais oito malhas do que as necessárias á largura do vestido, porque estas malhas é que vão decidir o tamanho do decote, e as carreiras que fizer determinam a largura da alça. Fiz quinze carreiras, deu 6 cm.
 
Nesta imagem vê-se melhor como fica
Depois de feitas as 15 carreiras, no inicio do trabalho matei 10 malhas, segui em malha liga (tricot), até ao final da carreira e quando iniciei nova carreira voltei a matar dez malhas, para fazer a cava do outro lado. Continua em malha de liga.
Quando acabar de tricotar as malhas que tem na agulha, isto é, no final da carreira, acrescenta seis malhas na agulha, para repor parte das malhas que matou na carreira anterior,. Se for com decote a barco, repõe o mesmo número de malhas, isto é, se matou dez, repõe dez. Assim fica feita a abertura da cava, faz o mesmo para a outra cava.
Depois continua a tricotar até ter o comprimento desejado.
As costas são iguais a parte da frente.
Depois de costurado, guarneci em crochét, com ponto de caranguejo e fiz uma florzinha com o mesmo fio e apliquei na frente.
E pronto, vestido feito.
Espero ter conseguido explicar de forma compreensível, mas se tiverem dúvidas perguntem.
Em vez de vestido, também pode fazer uma blusinha, é super rápido.
Bons tricots e até à próxima.
 
Idália Henriques
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são moderados apenas para eu ter certeza que respondo a todos.
Dê-me a sua opinião, isso vai deixar-me feliz.
Comentários ofensivos serão apagados.
Obrigada.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...