Partilhe

segunda-feira, 20 de maio de 2013

COLETE DE TRICOT


Olá gente linda. Aqui venho mostrar mais um trabalho que terminei, e vou tentar explicar como se faz, para quem estiver interessado em fazer.

 
 
MATERIAL;
 
Usei apenas 2novelos de 100g cada e agulhas circulares, usei numero  6, mas tem que ser adequado a grossura do fio.
 
COMO SE FAZ;
 
Costumo fazer uma amostra com cerca de 20 malhas, e 20 carreiras, coloco em cima de uma peça que tomo para medida, e assim vejo quantas malhas preciso e quantas carreiras.
Contas feitas, vamos iniciar.
 
Costas :
 
Precisamos de um numero de malhas divisível por 5. Por exemplo, eu usei, 65.
Comecei por fazer 5 carreiras de coz (elástico), da seguinte forma.
 
1 malha de meia, 1 malha de liga, repetindo até ao final da carreira.
Depois passei ao ponto, da seguinte forma:
 
Esquema 1 :
 
1ª carreira;
 
4 malhas de meia, duas malhas juntas de meia, 1 laçada, *1 malha de meia, 1 laçada, tira uma malha sem fazer, faz 1 malha de meia e passa a malha que tirou por cima da que fez eliminando-a, 3 malhas de meia, duas malhas juntas de meia, 1 laçada*, vai repetindo de * a * até terminar a carreira, devendo acabar com 4 malhas de meia para ficar igual ao começo da carreira.
 
2ª carreira : fazer todas as malhas em liga.
 
 
 
Quando tiver a altura desejada até à cava, mata seis malhas no inicio da carreira, e continua até ao fim, ao iniciar a carreira seguinte, mata seis malhas e continua a tricotar e assim fica com as duas cavas feitas. 
Como gosto de simplificar ( na verdade é poupar trabalho, kkkk), fiz logo o remate da cava para não precisar de fazer tiras e cozer no final do trabalho.
 
Para fazer esse remate, assim que fiz os mates para as cavas, nas primeiras e ultimas  5 malhas de cada carreira, fiz assim:
 
Esquema 2:
 
#1 malha tirada como meia sem fazer, faz 1 malha de liga, 1 de meia sem fazer, 1 de liga e termina com uma de meia sem fazer#, e continua no ponto que vinha fazendo, devendo terminar a carreira como começou, de # a#.
Na volta do avesso faz tudo em liga.
Quando tiver altura suficiente para as costas mata todas as malhas.
 
Frente esquerda:
Para fazer as partes da frente, enfiei a agulha com metade das malhas que tinha colocado nas costas e acrescentei mais cinco malhas para o remate das orlas da frente, como fiz nas orlas das cavas das costas. Os mates das cavas das partes da frente, são iguais aos das costas e os remates da orla das cavas também.
 
Assim, coloquei 38 malhas na agulha.   
Comecei por fazer o coz, mas terminando já com o esquema 2, para fazer logo a orla da frente. Feitas as 5 voltas de coz, continuei com o esquema 1 até à cava. Para fazer a cava matei seis malhas no inicio da carreira, e continuei com o esquema 2 para a orla da cava, continuando com o esquema 1 e terminando fazendo duas malhas juntas de meia antes de fazer o esquema 2 para a orla da frente, começando assim a inclinação para o decote, repetindo sempre de duas em duas carreiras até ter as malhas necessárias para fazer o ombro, deixando de matar nessa altura e continuando a direito. No avesso faz todas as malhas em liga.
 
Frente direita: igual a esquerda mas invertida.
 
Finalizado o trabalho, coze unindo os lados e cozendo os ombros. Para abotoar pode por um botão, (eu fiz um laço em malha) co coz, ou no inicio do decote.
 
Amigas espero que tenham percebido, se tiverem duvidas perguntem que eu respondo.
 
Se preferirem podem fazer do lado do avesso que também fica bonito.
 

Um abraço a todas, e bons tricots.
 
Idália Henriques
 
 




2 comentários:

  1. Olá Idália
    Com essas mãos de fada só poderíamos ver um trabalhoso lindo e charmoso como esse. Você é hiper criativa. Amo a sua originalidade.
    Beijos
    Gracita

    ResponderEliminar
  2. Olá, querida
    Gosto muito de fazer tricô também... mas o seu ficou lindo demais!!
    Seja abençoada e feliz!!!
    Bjm de paz e bem

    ResponderEliminar

Os comentários são moderados apenas para eu ter certeza que respondo a todos.
Dê-me a sua opinião, isso vai deixar-me feliz.
Comentários ofensivos serão apagados.
Obrigada.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Google+ Badge